Blog | 01/01/2010

ORIENTAÇÕES AO CONSUMIDOR

RECEBIMENTO

Assegurar-se que sejam verificados, na Nota de Simples Remessa, a descrição do serviço, o volume e o número do lacre. Acompanhar a retirada do lacre. Verificar através do ensaio de abatimento (Slump Test), a consistência do concreto. Se for solicitada a adição de água, alterando o abatimento (Slump Test) especificado na Nota Fiscal, a quantidade de água adicionada, deve ser anotada na Nota de Simples Remessa, com assinatura do responsável da obra, devidamente identificado.



APLICAÇÃO CONCRETO

Assegurar-se que as formas estejam molhadas até a sua saturação, interna e externa. Fazer o adensamento do concreto utilizando vibrador de imersão ou régua vibratória, conforme o tipo de concreto ou peça a concretar.



CURA

A cura do concreto consiste em manter a superfície úmida, logo após o concreto perder o brilho, característica de falta de água superficialmente. A umidade pode ser mantida através da aplicação de água ou com a colocação de tecidos de algodão, área úmida, lona plástica ou membrana de cura química. É importante que a cura seja mantida por, no mínimo sete dias.



ARGASERV 'ESTABILIZADA 36/72 HORAS" PARA REVESTIMENTO DE ASSENTAMENTO DE PAREDES

Deve ser armazenada em caixas impermeável "Plástica". Após a descarga, a argamassa deve ser mantida sob uma lâmina de água de aproximadamente 3 cm de espessura, até sua aplicação. Ao aplicar a argamassa na parede, a base deve estar devidamente chapiscada, principalmente quando for de concreto. A base deve possuir umidade suficiente, de modo que não absorva a água de mistura da argamassa. Observar se as canaletas para condutores elétricos e hidráulicos estejam devidamente preenchidos com argamassa.



ARGASERV PARA REGULARIZAÇÃO DE CONTRAPISO

É necessário que a base esteja limpa de impurezas, óleo ou graxas, partículas soltas ou mal aderidas. A base também deve permanecer encharcada com água, pelo menos 24 horas antes da aplicação. No momento da aplicação, a superfície deve estar seca, porém saturada, sem poças d'água. Também é importante realizar a cura da Argaserv que consiste em manter a superfície úmida. A umidade pode ser mantida através da aplicação de água ou com colocação de tecidos de algodão, areia úmida, lona plástica ou membrana de cura química. É importante que a cura seja mantida por, no mínimo sete dias.



Para maiores informações sobre Argaserv, acessar: Guia de Aplicação Argaserv



TABELA DE TOLERÂNCIA MÁXIMA DE VOLUME DO PEDIDO




























Volume do Contrato/Pedido em M3 Volume excedente por Contrato/Pedido
de 3,0 a 25,0 30%
de 26,0 a 50,0 25%
de 51,0 a 90,0 20%
de 91,0 a 150,0 15%
acima de 150,0 10%